Freios

O sistema de freio requer atenção especial. Uma atitude econômica é checar periodicamente o estado das pastilhas de freio, pois seu desgaste pode comprometer a dirigibilidade, também causa a necessidade de troca do disco de freio.

Discos de freio trabalham em conjunto com as pastilhas e são primordiais para garantir uma frenagem eficiente e segura do veículo.

Quando é hora de trocar as pastilhas de freio?

Existem algumas maneiras de identificar se está na hora de trocar as pastilhas de freio do seu carro:

-Modelos de veículos novos e bem equipados, como por exemplo o Novo Jetta e o Passsat, geralmente, possuem no painel um indicador de desgaste das pastilhas, que informa a hora de trocá-las. Porém, são poucos os carros que possuem essa tecnologia.

-Uma alternativa caso seu carro não possua o indicador dependerá da sua audição. Você precisa ficar sempre atento aos barulhos do carro, nesse caso, principalmente quando pisa no freio. Se as pastilhas estiverem gastas, é comum ouvir um ruído metálico e, então, é hora de trocá-las.

-Outra maneira de saber a hora de trocar a peça tem relação com os quilômetros rodados. A cada 5.000 km rodados é indicado fazer uma revisão nas pastilhas de freio. Já entre 30.000 e 40.000 km é obrigatório trocar as pastilhas, pois elas já estarão gastas.