O que é geometria da suspensão?

O que é geometria da suspensão?
O que é geometria da suspensão?

O que é geometria da suspensão?

Geometria, também conhecido como alinhamento, é a regulagem da posição das rodas na suspensão do carro, em alguns veículos, essa regulagem é feita no eixo dianteiro e traseiro, mas na maioria dos carros a regulagem é apenas dianteira. A realização da geometria previne que o carro “puxe” para um dos lados, desgaste irregular dos pneus e/ou prematuro, assim dando maior estabilidade, conforto e segurança para seu condutor, além de aumentar a vida útil dos pneus e da suspensão do veículo.

Para realizar o serviço de geometria são necessárias três medidas. A medição é sempre dividida em três partes. Então iremos explicar melhor cada uma dessas medições:

1) Cáster –  É o ângulo no qual pode ser, igualmente, negativo (para trás) ou positivo (para frente) em relação ao pino-mestre ou do suporte do eixo dianteiro em perspectiva com um plano vertical. A diferença no ângulo do cáster é o que causa o “puxão” do carro para um dos lados, o que resulta em um desgaste irregular do pneu.

2) Cambagem/Câmber – É a medição do ângulo do câmber, ou seja, indica a inclinação da parte superior da roda. Esta inclinação pode ser negativa ou positiva: se negativa, é inclinada para dentro; se positiva, inclinado para fora. Uma cambagem muito positiva desgasta excessivamente a parte externa do pneu. Por outro lado, se for muito negativa, desgasta mais a parte interna dos pneus.

3) Convergência – É os ângulos de abertura e a medição do direcionamento das extremidades das rodas. Estas podem virar para dentro, estando convergentes, ou para fora, de maneira divergente. Ocorrendo o desgaste prematuro e/ou escamar os pneus gerando ruídos.

A Bonattec Rodas e Pneus indica a realização da geometria a cada 10 mil quilômetros, e possui profissionais especializados para fazer a revisão e a manutenção completa da suspensão e de outros itens do seu veículo. Não perca tempo, vem para a Bonattec!

E aí? Gostou da dica? Tem alguma dúvida?

DEPOIMENTOS