Qual é a hora certa para trocar os pneus?

Qual é a hora certa para trocar os pneus?
Qual é a hora certa para trocar os pneus?

Reconhecer o momento correto para trocar os pneus do carro é uma tarefa importante, com o avanço das tecnologias e aumento da qualidade dos pneumáticos ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição.

Existem algumas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), a estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e outros aspectos”, diz.  

Desta maneira, o motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como principal indicativo a ser considerado. Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, comenta Quadrelli. 

Outro ponto importante se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.

Fonte: Bridgestone, São Paulo, 03 de dezembro de 2014

DEPOIMENTOS